There's the model of a charmless man...
Este efeito na percepção ficou famoso como a experiência da "boca de incêndio" que consiste na projecção de uma imagem - no caso de uma "boca de incêndio" - desfocada e lentamente ficando mais focada até que os sujeitos a conseguissem identificar.
Esta experiência demonstrou duas coisas: quanto maior a desfocagem inicial ou quanto mais tempo exposto à imagem desfocada maior nitidez era necessário para que a imagem fosse identificada.
Sempre que o Governo anuncia uma medida cujos detalhes não são conhecidos ou vão sendo comunicados aos poucos, ou ainda cuja implementação causa dúvidas penso nesta experiência e na forma como a percepção das pessoas é afectada por ser transmitida informação incompleta.
De facto, as percepções estabelecidas são de mudança difícil, mesmo as que são baseadas em pouca informação e é nisto que a propagando governamental se socorre quando afirmou inicialmente que o Orçamento de Estado de 2015 será amigo das famílias.
A única forma de limitar o impacto adverso desta tendência seria suspender o seu julgamento até que chegasse toda a informação, o que nos tempos que correm, com a actual pressão mediática, será quase impossível.