Tarzan Taborda
Excelente e péssimo João Taborda Gama hoje no Diário de Notícias sobre Saldanha Sanches e Sampaio da Nóvoa.
Excelente porque ficámos a saber que o autor usa e deturpa a memória de um para enviesar e enlamear a integridade do outro. Ficámos a saber ao que vem.
Péssimo porque os factos em que a narrativa assenta são falsos: nem Sampaio da Nóvoa votou, nem o podia fazer, pois como presidente do júri só teria voto de qualidade e nunca poderia participar na votação (por não ser da área em questão). E pior ainda porque a falsa moralidade do autor esbarra com o incómodo que o próprio Sampaio da Nóvoa demonstrou ao chumbo persecutório que Saldanha Sanches sofreu.
Taborda Gama como académico não aprendeu nada com Saldanha Sanches. Pois se a virtude pode ser ensinada, é mais pelo exemplo do que pelos livros.
E ficámos a saber (já durante o dia) que foi Marcelo que orquestrou o chumbo à prova de agregação de Saldanha Sanches. E o texto que era suposto ser um confronto entre Saldanha Sanches e Sampaio da Nóvoa, isto é, de um morto contra um vivo (ganha sempre o bom nome do morto), acabou por trazer a jogo o filho de fascistas que quer ser Presidente da República: Marcelo Rebelo de Sousa.

João Taborda Gama hoje juntou-se a esses muitos.
Saldanha Sanches era um desses poucos.