Pastoral
"É que nada potencia mais o desejo de morrer por uma ideia radical do que não ter condições para viver."
Mariana Pessoa
Cara Mariana, permite-me discordar. A ânsia de transcender o individual, de ser uno, de pertencer a algo superior a nós, quer seja uma ideia, uma ideologia, uma religião, uma nação, é intrínseco da condição humana - a vontade de tornar a vida consequente.
Tal necessidade e como se manifesta depende de cada um, mas considerar que é potenciado largamente por falta de condições económicas é um salto lógico que não posso acompanhar.
Aliás como explicar Breivik ou outros que largam vidas confortáveis para se dedicarem a causas, muitas de valor. Em American Pastoral Roth tentou explicar e chegou à importante conclusão: "He had learned the worst lesson that life can teach - that it makes no sense."