Juntos Podemos Gozar Com As Pessoas
"O movimento “Juntos Podemos” decidiu neste domingo não excluir a sua constituição como partido político para concorrer às próximas eleições legislativas, remetendo para o dia 24 de janeiro uma decisão sobre esta matéria. A proposta de não excluírem poder a vir a participar nas próximas eleições foi defendida pela antiga deputada do BE Joana Amaral Dias e pelo jornalista Nuno Ramos de Almeida e votada, entre outras, numa “assembleia cidadã” que terminou hoje em Lisboa.
A assembleia decidiu também que, embora remetam para um outro momento a discussão da criação de um partido (uma outra assembleia a realizar no dia 24 de janeiro), começam já a recolher assinaturas para entregar no Tribunal Constitucional e poderem constituir-se como partido, que é a única forma legal de concorrerem às eleições legislativas, em que não se admitem listas de movimentos de cidadãos."
Desculpem lá, mas estamos a brincar? O que é este "nim"? "Não queremos ser um partido agora mas daqui a um mês se calhar já queremos"? Apesar de menos 4% dos presentes terem ontem votado a favor da criação de um partido? Acham o quê, que depois das festas o pessoal já se decide melhor? Mas estão a gozar com a sociedade? Como vão recolher assinaturas para constituírem-se como partido? O nome foi votado e aprovado? E o símbolo, vai ser mesmo aquele rabisco zen invertido? Já há sigla? E, sei lá, projecto de estatutos, há? Por acaso redigiram, votaram e aprovaram alguma declaração de princípios? Como será o formulário das assinaturas? Como as recolherão na rua? "Olhe, precisamos da sua assinatura para entregar no TC; ou para guardarmos numa gaveta lá em casa, ainda não decidimos"? E se alguém antes de assinar, quiser consultar os princípios que o partido pretende defender, como é natural? Não vai haver e como tal é um "assina aqui ou baza"? Ou vão explicar? Também vão dizer às pessoas "que não somos nem de esquerda nem de direita"? Vai ser um " 'tá a ver aquela cena em Espanha? Prontus, é igual", é? Ou um "Olhe, assine aqui, que é para o caso de a gente querer ser um partido. O que defendemos? Somos contra os gatunos. Tem dúvidas? Não assina? Porquê, é gatuno?" ?
Para um partido/movimento/associação/deus-lá-sabe que se está a constituir e que tem dito que irá berrar pela transparência e tal, começa lindamente, com muita seriedade. Muito claro, sim senhor. Já os imagino nas ruas, nas recolhas, a gritar "Assine e ajude-nos a, se depois logo quisermos, podermos vir a ser um partido".
Epá, Feliz Natal.