Classe média é beneficiada com novo enquadramento fiscal
Se pode ser complicado dizer o que é classe média, menos arriscado é dizer o que não é classe média. Os 2% dos agregados com maiores rendimentos, e até os 10% dos agregados com maiores com rendimentos dificilmente poderão ser classificados como classe média.
A partir da informação disponibilizada pelo João Galamba no Facebook.
Quando questionado se as medidas afetariam a classe média, Fernando Rocha Andrade evitou responder salientando ser preciso primeiro definir o que é classe média, algo que pode não ser consensual.
E usou alguma ironia, o que pode não ser eficaz em termos de comunicação. Colocou a hipótese de classe média ser definida de acordo com os rendimento de quem se encontrava na mesa da conferência de imprensa ou quem comenta as notícias nas televisões - claramente situados nos 10% com maiores rendimentos.
E aqui chegamos ao que poderia ser um ferramenta interessante para os telespetadores entenderem algumas notícias e ou comentários. A declaração de interesses: este comentador, ao contrário de 90% da população, vai ser afetado pelo novo quadro fiscal.