...and Justice for Omni(shambles) (2)
"When I use a word,"Humpty Dumpty said, in rather a scornful tone,"it means just what I choose it to mean—neither more nor less"
Lewis Carroll
Ontem, o Instituto de Equipamentos da Justiça anunciou que estava assegurado o «acesso pleno a todas as funcionalidades da plataforma Citius» para logo a seguir explicarem que 3,5 milhões de processos continuam inacessíveis.
Uma excepção de 3,5 milhões de processos pode parecer o contrário do anunciado, mas não evitou que os media, na ânsia do "breaking news", fizessem manchetes com "o Citius em pleno".
Paula Teixeira da Cruz já fez tanto spin* que a Justiça está pronta para ir atacar uma piñata com a espada. Hoje voltou à carga e afirmou que o Citius não instalou o caos nos tribunais. Se 20 dias (e a contar) sem tramitação processual não causa caos nos tribunais o que causará? Talvez uma ministra autista, quem sabe.
No fundo, estamos perante a mesma solução que deu tão bons resultados com o BES: divisão em Citius bom e mau. Até podiam usar o mesmo slogan: Citius, um bom começo.
*Relativamente ao novo Código do Processo Civil, a Ministra repetiu que a partir daquele momento seria proibida na acção executiva a penhora de um montante igual a um salário mínimo. Na verdade, tal regime já existia no código anterior.