A UE vale apenas os benefícios económicos e sociais que sentimos
“What more harm can be done? Wouldn’t you put pride and patriotism ahead of pounds in your pocket?”
O que terá a Europa a ver com a falta de desenvolvimento económico e social de comunidades do Reino Unido? Não será isso culpa do governo britânico? Sem dúvida. Mas não só.
A União Europeia falhou na criação de uma comunidade pan-europeia com legitimidade própria, que assim fosse sentida pelos povos europeus, provavelmente porque muitos dos governos europeus nunca a quiseram verdadeiramente construir. Em vez disso temos cada vez mais uma visão instrumental do projecto europeu. A UE é boa porque nos traz paz e desenvolvimento económico e social. Ou assim rezam as crónicas.
O problema é que para muitos, se não quase todos, essa economia europeia pujante é uma miragem. O declínio económico e social e a pobreza, ou dizendo melhor as percepções do mesmo, mais do que os dados concretos, estão espalhadas pelos países europeus. E fortalecem não só o anti-europeísmo como a xenofobia e o racismo estando a pôr em causa os próprios pilares da democracia. E isso também é culpa da União Europeia, cujas políticas cegas de austeridade levam inevitavelmente a esta lenta tragédia.
Dizem-nos que a UE é fonte de desenvolvimento económico e social. Se não o vemos, a culpa é também da própria UE.