A principal condição para ser um possível candidato à Presidência da República
É querer. É querer sê-lo. É desejar ser o representante eleito máximo da população portuguesa, o representante do Estado, o comandante supremo das Forças Armadas e o mais alto magistrado da nação, o representante da República, no interior e no exterior das suas fronteiras. A principal condição para se ser candidato à Presidência da República é querer sê-lo. Querer representar os portugueses, as suas ansiedades, preocupações, valores e aspirações. Querer representar o país, querer o dever, a responsabilidade, os poderes constitucionais e a guarda do espírito constitucional. Querer ser Presidente de todos os portugueses, todos os dias, com todas as condições, limites e consequências que a função acarreta. A principal condição é, tendo toda a noção sobre o significado do cargo, sobre as suas funções, incompatibilidades, limitações e capacidades, querer, mesmo assim, sê-lo.
Querer ser Presidente da República Portuguesa é a principal condição, a sine qua non, para uma candidatura ao cargo. Tudo o resto vem depois, logo se vê, é secundário a esta trave mestra. Portanto, cessemos com os apelos, os chamamentos, as vagas de fundo, o "candidate-se, por favor". Porque eu não quero alguém que se candidate por favor. Porque o país não merece quem encara a República puramente e unicamente como um favor, uma obrigação, um "até não queria, mas já que insistem". Eu não quero um representante eleito que não me querer representar. Por mais espectacular que ele possa vir a ser. Querer representar-me, querer ser o Presidente, de mim e todos os outros cidadãos, é o mínimo, é a condição primária.
Não quer? Está no seu direito, está no âmbito da lei. Uma lei que dá o direito a todos e não dá o dever a ninguém. Logo, por favor, paremos com os apelos eternos, que não somos um pequeno reino europeu recém-nascido à procura duma cabeça nobre para nos governar. Elegemos Presidentes, não os aclamamos. Somos uma República, em cujos seus cidadãos são livres para se candidarem aos cargos em que representam os seus pares. Só que têm é que querer sê-lo. Isso é a principal condição. Querer ser Presidente é a principal condição para se ser candidato a Presidente.