18
Mai13
Caminhos da esquerda
Pedro Figueiredo
Se duvidas restassem ao secretário-geral do Partido Socialista quanto ao caminho a trilhar para poder apresentar uma solução que possa realmente convencer os portugueses que há, de facto, diferenças entre as suas ideias e as do actual executivo, o histórico fundador do PS dissipou-as.
Mário Soares, segundo noticia hoje o Expresso [edição papel], vai organizar uma mega reunião da esquerda, com a participação do PS, PCP e BE, bem como da UGT e da CGTP – representadas pelos respectivos líderes –, subordinada ao tema «Libertar Portugal da Austeridade». O antigo Presidente da República requereu aos três partidos um representante, embora com a premissa que cada participante assuma com liberdade o que pensa sobre o assunto, isto é, sem visões partidárias.
A sessão pública será presidida por Sampaio da Nóvoa e contará com as presenças já confirmadas de Pacheco Pereira, Manuel Alegre, Alberto Costa, Ana Drago, Pilar del Rio e Boaventura Sousa Santos que, na última edição do Congresso Democrático das Alternativas, já se havia referido à actual situação do país como um período de brutalismo político, o qual deveria ser combatido pela mesma via.
É o mote para uma viragem à esquerda, já pedida por alguns sectores do próprio PS no último congresso em Santa Maria da Feira, e que acaba por ser dado pela figura mais respeitada e ouvida no Largo do Rato.
A reunião será no próximo dia 30, em local a anunciar.