Sempre que lhe falarem nas pensões mínimas e o PECIV...
Um dos argumentos mais insidiosos deste Governo e desta maioria é o que pretende demonstrar a insensibilidade do Governo anterior face aos idosos e à sua condição económica. Sempre que lhe falarem nas pensões mínimas e o PECIV pode acenar com o gráfico abaixo.
Já diversas vezes foi desmontado o episódio das pensões mínimas e do PECIV. Mas todos os momentos são bons para evidenciar quem tem currículo e quem tem cadastro em matéria de combate à pobreza entre idosos. O relatório da OCDE hoje publicado, Pensions at a Glance, deixa isso muito claro. Como fica claro, daqui decorre que o Complemento Solidário para Idosos é um instrumento eficaz na diminuição da pobreza entre idosos. Sim, o mesmo CSI cujo acesso o Governo desavergonhadamente limita.
Contudo, não desdenharia a hipótese de ainda virem com o seu argumento último: viver acima das possibilidades. Quem sabe não vamos ter Nuno Magalhães a dizer sim, reduziram de forma assinalável a pobreza entre idosos mas reduzir a pobreza entre idosos está acima das nossas possibilidades.
Imagem tirada dos destaques da OCDE para Portugal (via Pedro Adão e Silva e via Maria João Pires) com o relatório da OCDE a poder ser encontrado aqui.