Um vídeo muito mau, ou uma excelente acção de pré-campanha?
Ainda antes de ter visto o vídeo, o tão anunciado vídeo que Marcelo Rebelo de Sousa promoveu para mostrar aos alemães como são na realidade os portugueses (só o propósito já me faz tanta confusão), li este post. Entretanto, o filme foi divulgado e, se possível, ainda acredito mais nesta visão.
Eis um excerto:
"(...) Marcelo Rebelo de Sousa podia ter preparado um filme informativo para oferecer às televisões alemãs, podia ter optado por divulgá-lo na internet, mas não: escolhe uma praça fria, a uma hora onde no máximo há um punhado de turistas a caminho do restaurante ou de algum espectáculo, para "fazer chegar a mensagem aos seus destinatários".
Não é por nada, mas quer-me parecer que os destinatários desta mensagem são os portugueses, e isto é um mero acto de campanha eleitoral. Sendo assim, ainda bem que lhe recusaram a projecção do filme: fez um brilharete perante os verdadeiros destinatários, e poupou o dinheiro do aluguer. Mission accomplished".
Divulgado o filme há duas posições: A dos que falam sobre a qualidade do filme. (Sim é mau tecnicamente e de conteúdo. O conteúdo é básico e amador). E os que se indignam com os alemães que "proibiram a transmissão do vídeo por não quererem ver as verdades" e elogiam "a coragem de Marcelo Rebelo de Sousa" em tê-lo promovido. Estes últimos, que dizem que Portugal também devia proibir a visita de Angela Merkel, prometem partilhar o vídeo até à exaustão.
Como diz aquele excerto do post: "Mission accomplished"! Uma grande acção de campanha... e low cost.