É uma espécie de contrato de contrapartidas na Educação
Governo quer importar modelo de ensino alemão
Era capaz de olhar para esta imagem e achar que o sistema de educação formação português contempla, justamente a partir dos 15 anos, os denominados Cursos de Aprendizagem (4.2.1.; na imagem como secondary education - dual certification vocational courses), explicitamente identificando que parte do total de horas de formação é feito em contexto de trabalho. Como vantagem em relação ao sistema alemão "confere uma qualificação profissional e um diploma escolar de nível secundário, permitindo também o prosseguimento de estudos." Possibilita, igualmente, a dupla certificação.
No que concerne o sistema de educação alemão, confirma-se que o sistema dual (a amarelo, à esquerda) tem início aos 15 anos e vai tendencialmente até aos 18 e que, à semelhança do português, combina horas de formação em contexto de trabalho com formação curricular fora dele:
Eu sei que todo o governo está tomado por esta veneração all things german. Mas convenhamos que ter um Ministro da Educação que acha que vai inventar a roda quando o modelo que tanto admira está há bastante tempo instalado em Portugal é capaz de nos fazer rir apenas para não chorar. Vamos cantando e rindo...
Quanto à tomada de decisão precoce que o DN identificou, a questão não me parece cronológica. Tem a ver, mais do que com a idade, com a falta de contacto com o mercado de trabalho desde o 1º ciclo do Ensino Básico. Mas volto a este tema um dia destes.