Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



"Initial exposure to blurred or ambiguous stimuli interferes with accurate perception even after more and better information becomes available."

 

Este efeito na percepção ficou famoso como a experiência da "boca de incêndio" que consiste na projecção de uma imagem - no caso de uma "boca de incêndio" -  desfocada e lentamente ficando mais focada até que os sujeitos a conseguissem identificar. 

 

Esta experiência demonstrou duas coisas: quanto maior a desfocagem inicial ou quanto mais tempo exposto à imagem desfocada maior nitidez era necessário para que a imagem fosse identificada.

 

Sempre que o Governo anuncia uma medida cujos detalhes não são conhecidos ou vão sendo comunicados aos poucos, ou ainda cuja implementação causa dúvidas penso nesta experiência e na forma como a percepção das pessoas é afectada por ser transmitida informação incompleta.

 

De facto, as percepções estabelecidas são de mudança difícil, mesmo as que são baseadas em pouca informação e é nisto que a propagando governamental se socorre quando afirmou inicialmente que o Orçamento de Estado de 2015  será amigo das famílias. 

 

A única forma de limitar o impacto adverso desta tendência seria suspender o seu julgamento até que chegasse toda a informação, o que nos tempos que correm, com a actual pressão mediática, será quase impossível.

Autoria e outros dados (tags, etc)


4 comentários

De Joe Strummer a 28.10.2014 às 14:07

“If the doors of perception were cleansed every thing would appear to man as it is, Infinite. For man has closed himself up, till he sees all things thro' narrow chinks of his cavern.”

William Blake, The Marriage of Heaven and Hell

De CRG a 28.10.2014 às 14:52

O Jim Morrison também gosta muito dessa obra :)

De Joe Strummer a 28.10.2014 às 15:57


;)
O Jim e o Van, mais o Dylan e outros tantos.

De Knome a 28.10.2014 às 22:50

Parece o Gandi de Lisboa...todo desfocadinho.

Comentar post




Sitemeter



Comentários recentes

  • Zzzzz

    Qualquer comparação, equiparação, ao nazismo, abso...

  • Sérgio Lavos

    Concordo, devemos respeitar quem é diferente de nó...

  • Bruno

    Muito sinceramente, isto é tudo muito lindo, mas h...

  • alvaro silva

    Só vejo dores de cotovelo e premonições de catástr...

  • J P C

    Se é isso o que o meu comentário lhe faz lembrar, ...







«As circunstâncias são o dilema sempre novo, ante o qual temos de nos decidir. Mas quem decide é o nosso carácter.» Ortega y Gasset