Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



05
Jan

Fortuna

por CRG

"...life's single lesson: that there is more accident to it than a man can ever admit to in a lifetime and stay sane"

- Pynchon - "V."

 

Toda a ideologia é uma construção da realidade (por isso é de recear os que se intitulam de realistas). E essa construção parte de premissas. Ora, a premissa de parte da direita liberal é o individualismo. O indivíduo controla o seu futuro. Com muito trabalho e esforço o sucesso - no sentido material (a definição de sucesso é outra questão) - está garantido.

 

Por sua vez, a sua ausência é da responsabilidade de cada um, uma falha de carácter; há um elemento de culpa no insucesso (como país isso também acontece: somos apelidados de mandriões, incapazes de gerir os nossos destinos).

 

Deste modo, o teor da (mais uma) inefável crónica do Arquitecto Saraiva, na qual preferia entregar 100 milhões de euros a Belmiro de Azevedo do que a 100 pobres, não surpreende e até é coerente com o seu pensamento. Racionalmente é o único refúgio para atenuar e explicar a profunda e galopante desigualdade dos nossos dias.

 

Por isso talvez seja importante relembrar ao Senhor Director do Semanário "Sol", bem como aos restantes seguidores desta ideologia, que fortuna também é sorte.

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:




Sitemeter



Comentários recentes

  • João Rosa

    Este post já tem algum tempo mas desde que se inic...

  • Zzzzz

    Qualquer comparação, equiparação, ao nazismo, abso...

  • Sérgio Lavos

    Concordo, devemos respeitar quem é diferente de nó...

  • Bruno

    Muito sinceramente, isto é tudo muito lindo, mas h...

  • alvaro silva

    Só vejo dores de cotovelo e premonições de catástr...







«As circunstâncias são o dilema sempre novo, ante o qual temos de nos decidir. Mas quem decide é o nosso carácter.» Ortega y Gasset