Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



09
Jan

Charlie no país do respeitinho

por Frederico Francisco

Agora que todos somos grandes defensores da liberdade de imprensa, gostava de deixar para reflexão uma pergunta formulada no Tubo de Ensaio de hoje:

Quantas semanas é que durava o Charlie Hebdo em Portugal antes de ser cancelado por causa de chatices com a Igreja, com Angola, com o governo, etc.?

Autoria e outros dados (tags, etc)


2 comentários

De Teresa a 09.01.2015 às 22:15

Quantos anos durou a Gaiola Aberta?

De Frederico Francisco a 10.01.2015 às 13:54

De acordo com a curta pesquisa que fiz, durou, pelo menos, de 74 a 81, ano em que foi alvo de um processo movido pelo Principado do Mónaco (!).
Em todo o caso, o ponto do post é que o humor político em Portugal, hoje em dia, é um fenómeno que tem dificuldade em encontrar espaço. Para além disso, há certos sectores do espaço público em Portugal que lidam muito mal com o humor sobre certos temas, em particular, a religião. Recordo-me, por exemplo, da polémica em torno do sketch do Herman José sobre a Última Ceia, que levou o líder da oposição Marcelo Rebelo de Sousa a reunir-se com o Cardeal Patriarca e a a afirmar à saída o quão ofensivo aquilo era para os 90% de católicos em Portugal...

Comentar post




Sitemeter



Comentários recentes

  • João Rosa

    Este post já tem algum tempo mas desde que se inic...

  • Zzzzz

    Qualquer comparação, equiparação, ao nazismo, abso...

  • Sérgio Lavos

    Concordo, devemos respeitar quem é diferente de nó...

  • Bruno

    Muito sinceramente, isto é tudo muito lindo, mas h...

  • alvaro silva

    Só vejo dores de cotovelo e premonições de catástr...







«As circunstâncias são o dilema sempre novo, ante o qual temos de nos decidir. Mas quem decide é o nosso carácter.» Ortega y Gasset