Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



08
Mar

Bom senso precisa-se

por Nuno Pires

Cavaco Silva

 

“Um Presidente da República de bom senso deve deixar aos partidos as suas controvérsias político-partidárias que já cheiram a campanha eleitoral”, disse ontem Cavaco Silva, sobre os incumprimentos fiscais e contributivos do ainda Primeiro-Ministro, por este praticados e publicamente assumidos.

Considerar que a fuga de Pedro Passos Coelho ao pagamento de contribuições para a Segurança Social, regularizada apenas após o aviso de um jornal, é matéria que decorre de qualquer questão político-partidária, é um completo disparate, que nem o facto de ter sido proferido numa cervejeira desculpabiliza.

Mas isso é apenas parte da questão. É que quem disse isto foi o mesmo Cavaco Silva que em 2009, a escassas semanas de eleições legislativas, resolveu fazer uso do seu estatuto de Presidente da República para lançar uma das mais lamentáveis "controvérsias político-partidárias" (para usar as palavras de Cavaco) que a nossa democracia já conheceu: a inventona das escutas a Belém, por parte do Governo.

"Um Presidente da República de bom senso não deve entrar em lutas político-partidárias e o Presidente da República está acima dos partidos, das polémicas que eles desenvolvem", disse Cavaco, na mesma intervenção. E a conclusão óbvia destas declarações é que a noção de bom senso desapareceu, há muito, do cidadão que atualmente ocupa o cargo de Presidente da República.

Para além de se revelar, por vontade própria, impotente na tarefa de assegurar o regular funcionamento das instituições democráticas, Cavaco Silva empenhou-se em envergonhar uma delas: a Presidência da República. Parecendo ter já perdido a dignidade, devem agora, os seus assessores e apoiantes, ajudá-lo a terminar o seu mandato sem que denigra, ainda mais, o importante cargo que ocupa.

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)


12 comentários

De Joe Strummer a 08.03.2015 às 08:21


O caldo de cultura cavaquista está hoje instalado em todas as estruturas de poder. O que se tem vindo a passar nos ultimos anos e decadas tem sido um subtil golpe de estado que culminaria numa "nova" constituição. Um exemplo:

https://vaievem.wordpress.com/


Não basta ver com a alegre bonomia dos moderados e mornos socialistas instalados uma mera situação conjuntural que se comporá mal tomem as redeas do poder.Nem pensar, isto foi muito mais fundo e é hoje estrutural. Basta ler jornais, ter o azar de necessitar de frequentar tribunais, contactar com a policia ou com empresas monopolistas. Cavaco cumpriu o seu dever.

De cbj a 10.03.2015 às 13:59

Qual dever? O dever de isenção e de "presidente de todos os portugueses como tanto apregoou". Realmente há "pessoas" que não vêm para além das palas!

De Joe Strummer a 10.03.2015 às 17:02


Cavaco cumpriu a agenda direita, tal qual este governo, sob o pretexto da crise. Se alguma vez acreditaste na tanga da "isenção" e de "estar acima de partidos" quem precisa de tirar as palas és tu.
A direita governa para a direita e a esquerda é suposto governar para a esquerda, sem complexos. O problema é quando existe uma esquerda que prefere não governar e que gosta da direita no poder. Não é surpresa que muita da esquerda que agora aprecia, e com razão, os esforços negociais do novo governo grego se tenha oposto ao PM que tentou fazer o mesmo cá e com resultados infinitamente melhores. E até tinha um nome grego e tudo. Mudam-se os simbolos mudam-se as vontades muda-se o ser, muda-se a confiança, a seguir vem a tranquilidade e depois a bonança.

De cbj a 10.03.2015 às 17:31

Realmente há "pessoas" que não vêm para além das palas!

De Teodoro a 10.03.2015 às 11:14

...eu até pensei em comentar, mas o nojo que sinto por este sr. PR, é tão grande que não devo comentar, senão ainda me põe um processo em cima! Já agora ele não me representa!

De FF a 10.03.2015 às 14:47

NOJO DA ME O K ALGUNS AKI ESCREVEMMMMM
TRISTEZAS SO....

De Teodoro a 10.03.2015 às 15:26

Tem razão "FF", dá nojo só de ler certas coisas "AKI", pode-se pensar que é uma forma modernista de escrever, mas parece-me mesmo que é "IN K CIDADE". Já estamos habituados, aliás este post é exactamente sobre isso....IN K CIDADE.

De Makiavel a 10.03.2015 às 18:24

Há que ter alguma bonomia pelo personagem e ajudá-lo a cumprir o resto do mandato com alguma dignidade. Vai ser difícil...Já só faltam uns meses. Quem põe um relógio a fazer a contagem decrescente?

De José Ferreira a 10.03.2015 às 22:30

Coitado do cavaco, agora vem dizer como deve ser o futuro Pr. ,ainda bem e espero eu que não seja como ele, além de ser cínico, tem cara de sacana, não tenho pena dos totós que o defendem, são uns coitados, é de longe e perto o pior Pr. de sempre,

De têmperosdocaaf a 10.03.2015 às 22:35

Como diz um amigo meu, "Bom senso" não existe tal como "Mau senso", também, não. Existe, apenas, senso comum, uns têm noção e aplicam-no, outros, não e, depois, passam a vida a dizerem disparates, algo parecido com o personagem em questão. Cavaco Silva tem sido tão pródigo em disparates que quase vale a pena mudar a sigla PR para PD . O "D" já se sabe porque se eu escrevi disparates... Lembro-me de um 1º disparate em que o actual PR no seu 1º mandato, num verão, disse não haver qualquer problema com a segurança informática da PR e. pouco tempo depois, lá foi o responsável dar uma volta. Desde então tem sido um rol e consegue estar nestas andanças porque em Portugal existem muitos masoquistas que insistem e....zás!!! 2º mandato!!! Irra! E o PR com baterias carregadas conseguiu e consegue superar o 1º mandato em matéria de desarranjos políticos, internos e externos!! Proeza que eu pensava ser impossível mas, enganei-me! Então nas últimas semanas, aliás, nos últimos meses, pensando melhor, desde o 1º dia do 2º mandato, já agora, desde que se tornou PR , perdão, PD !! Nem percebo porque é que precisamos de um funcionário assim! Se é para enviar documentos para o TC avaliar e emitir pareceres porque é não se admite alguém que esteja, infelizmente, no desemprego e vá, quando for preciso, a uma estação dos CTT e enviar os diplomas para o TC , em correio registado, com aviso de recepção e o NIF no recibo. Resolvem-se 2 problemas com uma cajadada: deixamos de ter um PR que em nada nos favorece (lembrem-se do BES , da Guiné-Equatorial e do PM ) e, com muita alegria, tiramos alguém do desemprego.
Vou descansar um pouco porque falar de Cavaco Silva...cansa-me.

De DAKOTA a 10.03.2015 às 22:45

CAVACO? Nunca me engano e raras vezes tenho dúvidas... eis o cérebro de um indivíduo que, embalado pelo PPD chegou a presidente. Triste país o meu...

De Anónimo a 10.03.2015 às 23:36

Ele nao é nunca foi poitico. è Rei , não seria hipócrita se Durão Barroso. Tanta treta mete nojo !

Comentar post




Sitemeter



Comentários recentes

  • Jaime Santos

    Eu não entendi o comentário do Diogo Moreira nesse...

  • MRocha

    Se está na lei que devem ser públicas, cumpra-se a...

  • Jaime Santos

    Trump, além de mentiroso, é sobretudo um egomaníac...

  • Joe Strummer

    Pois, mas convem não deixar que noutro lado se ins...

  • Anónimo

    E estou eu contratado pelo estado à 16 anos.







«As circunstâncias são o dilema sempre novo, ante o qual temos de nos decidir. Mas quem decide é o nosso carácter.» Ortega y Gasset