Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



But when television is bad, nothing is worse. I invite each of you to sit down in front of your own television set when your station goes on the air and stay there, for a day, without a book, without a magazine, without a newspaper, without a profit and loss sheet or a rating book to distract you. Keep your eyes glued to that set until the station signs off. I can assure you that what you will observe is a vast wasteland.

Newton N. Minow

 

Ao longo da sua história a SIC - a estação do "Big Show Sic", dos "Malucos do Riso", dos comentários do Marques Mendes, entre outros - sempre fez por transmitir uma imagem de qualidade: uma espécie de canal com pretensões gourmet que vende comida congelada. Nada contra. A Televisão é um negócio. Se a empresa considera que assim consegue ter audiências está livre de o fazer, assim como cada um é livre de desligar a televisão ou mudar de canal.

 

No entanto, os limites mínimos da dignidade foram ultrapassados nesta semana: num programa de tarot da SIC a apresentadora sugere a uma telespectadora que se apresenta como uma vítima de violência doméstica para ter paciência, para não discutir nem procurar conflitos, para nutrir o marido. Este é um programa que por si nunca deveria existir: vive do desespero alheio, da incerteza e da ansiedade para recolher milhares de euros em chamadas de valor acrescentado. Este episódio foi ainda mais grave, culpabilizou uma possível vítima de violência doméstica - vitimização terciária. Nem quero imaginar o nível de desespero que alguém sofre para se expor desta forma: telefonar para um programa de televisão em directo que é visto por milhares de pessoas para contar algo tão pessoal e grave. E em vez de obter ajuda, é recriminada. 

 

Perante isto a SIC, pelo menos para preservar a imagem que criou, devia cancelar de imediato este programa. Caso contrário, a ERC devia tomar medidas urgentes antes que a lixeira se torne ainda mais vasta.

Autoria e outros dados (tags, etc)


9 comentários

De Jaime Santos a 03.06.2016 às 19:51

Quem tinha razão era o saudoso Carreira Bom, a SIC é uma estação transformadora de tele-lixo e nem a promoção da TVI ao lugar cimeiro do 'trash' televisivo português apaga essa primeira impressão. Salvam-se alguns programas da SIC Notícias, e basta... Quanto ao fim do dito programa, de acordo, mas a ERC teria que ser coerente e acabar também com a venda de toda a banha-da-cobra publicitada na TV e Rádio. E aí, não sei se o áudio-visual se aguentaria, RTP incluída... Isso seria um alívio, mas o mais certo é que se seguiria o fim-do-mundo tal como o conhecemos, quando a populaça descobrisse que lhe tinham tirado as telenovelas...

De Fogão a 04.06.2016 às 13:52

Plenamente de acordo!!!!! O programa devia acabar,e já!!! Sem, no entanto, esta senhora dita Tarot , bem como a SIC procederem a uma choruda indemnização à telespectadora, nem quero imaginar como se encontra neste momento. Acabem com as chamadas de valor acrescentado. Sejam responsáveis, tenham vergonha!!!!!!!

De M. a 04.06.2016 às 10:39

Também me espanta a ERC, ainda nada ter dito nem feito, sobre mais este deboche televisivo.

De Pandil a 04.06.2016 às 10:51

A ERC ainda existe, não faleceu ou coisa que a valha?

De Kristin a 04.06.2016 às 19:43

Parece-me que todos têm opinioës de senso comum e nao de profissional cientifico! De facto quem se está a opor ao que a taróloga disse à senhora vitima de violência doméstica não faz uma pequena ideia do que é viver uma relacão onde existe violência! É de facto bastante sábia a taróloga que aconselhou a nao agir, a nao tomar atitudes agressivas para com o agressor, a nao o provocar, a nao se separar, a dar-lhe carinho e afecto!
De facto tem sentido quando na Bibia existe uma passagem que indica que se te baterem numa face, oferece a outra. Porque isso podera apaziguar o agressor! Se queremos paz e harmonia temos de muitas vezes suportar e ir contra marés e ondas gigantes que quase nos querem engolir e matar até alcancarmos o nosso objectivo! Nao é com o mal que se corrige o mal.
Por outro lado estes programas muitas vezes ligam de volta às pessoas e inclusivamente dao conta da situacao às autoridades, acompanham e encaminham! Tenho a certeza que de seguida a senhora deve ter sido contactada e devem ter-lhe dito que se ela quisesse agir contra o agressor tal teria de ser de forma discreta e totalmente imperceptivel ao agressor para que ele não agisse logo a sangue quente, que, como todos sabemos, pode levar ao homicidio da vitima pelo agressor e depois este se suicidar
O que queremos todos uns para os outros é ajuda na doenca , tanto fisica como mental! E isso consegue-se dando carinho e amor mesmo a alguém que esta doente psicologicamente e maltrata. Vamos sempre tentar com comportamentos certos e amaveis dar segundas e terceiras e quantas forem necessarias oportunidades para que uma pessoa deixe de ser agressor e passe a ser uma pessoa normal com direito a ser feliz e a fazer pessoas à sua volta felizes!
A senhora que ligou ama o seu marido muito embora exista violência! Ela quer lhe bem! Acreditem! Ela gostaria de o ajudar sendo que assim estaria ela a ser ajudada e a ser mais feliz! Sermos mais felizes nao é o que todos queremos??
Se ela fosse aconselhada a separar se do agressor e a ir à policia neste momento poderia ja estar morta

Se queremos receber amor temos de dar muito mas mesmo muito amor e nunca desistir de ninguem!

Coragem para todas as pessoas que sabem bem o que estou a dizer, vitimas de violência, mas que têm um coracao muito grande capaz de amar muito e de transformar o mau em bom! Pelo menos temos fé que isso resolve muito
Um bem haja a todos e muita tolerância para o coração de todo o mundo
Kristin

De M. a 04.06.2016 às 22:02

A senhora à 40 anos que é vitima de violência doméstica.
Não deve ser masoquista.
E não deve querer viver o resto da vida assim.
Com a resignação de recompensa, de ter o céu como garantia.
Se como pregas, deus é amor.
Então não o metas nisto.


De Kristin a 04.06.2016 às 22:37

Desculpem mas custa muito aceitar que alguém durante QUARENTA ANOS...40!!! Nao sao 1, nem 2, nem 3....sao 40! 40 anos seja agredida e nada tenha feito! E o que faz? Liga para o TAROT à procura de uma visao sobre o seu futuro
O que ela tem? Em primeiro lugar um passado longo...poderemos dizer que terà mais de 60 anos! Um presente que é um passado repetido ha 40 anos! Mas ela mesmo assim nao se importa que a maior parte da sua vida tenha passado não da forma como queria infelizmente...mas pretende saber de um Futuro!! Deus é passado, presente e futuro! Deus é o BEM! A senhora quer que o futuro lhe mostre o caminho para o seu BEM! Nao me parece que fosse nada adequado ao fim de 40 anos separar se pois a maioria morre nas maos do agressor! O que me faz mais sentido é lutar sempre por causas perdidas! E esta senhora tem lutado! 40 anos! Para reabilitar o seu marido que tem um problema, e que pode ser tratado, e quer saber se ao fim deste tempo todo ele vai mudar!
Normalmente ha tambem uma frase muito boa que ajuda imenso nestas coisas: se queres mudar alguem, comeca por mudar-te a ti proprio!

De M. a 05.06.2016 às 09:15


A senhora tem 69anos.

“E esta senhora tem lutado! 40 anos! Para reabilitar o seu marido que tem um problema, e que pode ser tratado, e quer saber se ao fim deste tempo todo ele vai mudar!”

Tens assim tanto a certeza disso??

“Normalmente ha tambem uma frase muito boa que ajuda imenso nestas coisas”: "Bem prega frei Tomás, faz o que ele diz e não o que ele faz…"

Passar bem!

De Vitor a 05.06.2016 às 07:19

Vem agora muita gente fazer a apologia da discrição no tratamento deste assunto mas pergunto como? a televisão já fez os estragos todos com a divulgação dos factos e não me admiraria nada que neste momento o marido já saiba que a mulher abriu a boca e agora sim o perigo é real para a mulher a não ser que a protejam do marido agressor.Portanto não venham agora advogar o silêncio porque quem fez o mal leia-se SIC, já não pode apagar o acontecimento, porque certamente se pudesse já o teria feito, talvez aprenda a lição e acabe com estes programas desprestigiantes e perigosos para quem os emite e se persistir novos casos irão de certeza aparecer e quem sabe talvez com consequências ainda mais dramáticas do que este, embora não saibamos ainda o desfecho deste porque o mesmo pode vir a correr muito mal a ver vamos

Comentar post




Sitemeter



Comentários recentes

  • MRocha

    Se está na lei que devem ser públicas, cumpra-se a...

  • Jaime Santos

    Trump, além de mentiroso, é sobretudo um egomaníac...

  • Joe Strummer

    Pois, mas convem não deixar que noutro lado se ins...

  • Anónimo

    E estou eu contratado pelo estado à 16 anos.

  • Daniel Silva

    Sim, a tendencia é sempre a mesma. O aumento salar...







«As circunstâncias são o dilema sempre novo, ante o qual temos de nos decidir. Mas quem decide é o nosso carácter.» Ortega y Gasset