Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



27
Fev

O post do Rui sobre carros do estado trouxe-me à ideia investigar em que viaturas se deslocam os chefes de estado de outros países, nomeadamente os tão ricos como o nosso. Descobri aqui, e creio que neste assunto a fiabilidade é razoável, que tirando a França, que decerto o fará por motivos de interesse nacional, todos os outros países fazem transportar os seus chefes de estado e governo em veículos de gama alta, quase invariavelmente Mercedes Classe S e BMW 7. Dou, portanto, de barato que Cavaco e Passos andem neste género de carros.
Mas e o resto da pirâmide do estado? Terá necessidade de andar de berlina alemã executiva? Não, certamente que não. E não me venham com imperativos de segurança. Nem estou a invocar, tão pouco, motivos económicos, estou a falar de bom senso. Há uns anos tive oportunidade de meter conversa com um motorista de uma individualidade do estado português (homens poderosos que sabem muito, que os nossos homens na politica não se vedam nem um bocadinho ao telemóvel quando vão em viagem). O simpático senhor, à minha dúvida de qual a necessidade de fazer deslocar, a expensas de todos, o Sr Dr de BMW série 5 respondeu-me com a "dignidade" do cargo. Eu respondi-lhe que para mim a dignidade do cargo é para ser mantida por quem o ocupa e não pelo desgraçado do automóvel a quem só se pede que ande e não avarie.

Mas estava a ser parvo e continuo a ser inocente. Os governos mudam, a crise vai e vem, mas os carritos não mudam de gama.

A tradição de transportar gente importante nos veiculos de grande aparato de antanho, como os Rolls-Royce ou Daimlers ou mesmo os Mercedes 600, já passou. Hoje, em Portugal, nem mesmo o PR tem esse hábito. Hoje interessam os carros discretos que ofereçam segurança e rapidez. A imagem para o povoléu se intimidar já não é critério para escolher um carro (para isso há luzinhas azuis e sirenes). Mas se Hollande pode deslocar-se de Renault ou de Peugeot, Cavaco, mas principalmente  todos os outros por aí abaixo também podem. Bom senso, só isso.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)


1 comentário

De automovel online a 18.02.2014 às 10:43

sou grande fâ dos BMW

Comentar post




Sitemeter

Site Meter


Comentários recentes







«As circunstâncias são o dilema sempre novo, ante o qual temos de nos decidir. Mas quem decide é o nosso carácter.» Ortega y Gasset