Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Até há uns meses, as exportações e o turismo tinham em comum o facto de serem os dois principais fatores dinamizadores da nossa economia.

Agora, têm também em comum o facto de ambos registarem preocupantes trajetórias descendentes nas suas atividades.

 

Hoje, no Expresso, é noticiado que praticamente metade dos hotéis no Algarve estão encerrados este Inverno, algo que começa a verificar-se também no Alentejo e na região Centro, antecipando-se um cenário negro para 2013 - de acordo com Cristina Siza Vieira (presidente da direção executiva da AHP), "muitos hotéis já cortaram a gordura e estão no osso".

 

Se, no caso das exportações, a greve dos estivadores serviu bem, junto dos mais distraídos, o propósito de bode expiatório (registou-se uma quebra consistente nas novas encomendas à indústria nos meses que a anteciparam, mas presumo que isso seja irrelevante), julgo que, no caso do turismo, é capaz de ser mais complicado para o Governo encontrar uma qualquer desculpa esfarrapada para as suas próprias trapalhadas (talvez o corte abrupto no rendimento disponível das famílias seja também um pormenor sem qualquer importância).

 

Estou certo que a rapaziada da São Caetano há de arranjar qualquer coisa.

Autoria e outros dados (tags, etc)


2 comentários

De Kruzes a 01.01.2013 às 16:25

Era de esperar que assim fosse. Só o governo é que se surpreende que a quebra de rendimentos provoque uma queda no consumo.

De Nuno Pires a 01.01.2013 às 17:45

Sim. De acordo com o que Passos Coelho disse numa entrevista em finais de novembro, são "surpresas orçamentais". Tudo o que o Governo prevê e faz está certo, a realidade é que teima em surpreendê-lo.
Votos de um bom 2013.

Comentar post




Sitemeter



Comentários recentes

  • Zzzzz

    Qualquer comparação, equiparação, ao nazismo, abso...

  • Sérgio Lavos

    Concordo, devemos respeitar quem é diferente de nó...

  • Bruno

    Muito sinceramente, isto é tudo muito lindo, mas h...

  • alvaro silva

    Só vejo dores de cotovelo e premonições de catástr...

  • J P C

    Se é isso o que o meu comentário lhe faz lembrar, ...







«As circunstâncias são o dilema sempre novo, ante o qual temos de nos decidir. Mas quem decide é o nosso carácter.» Ortega y Gasset